Como saber se tenho o nome no Banco de Portugal?

 

Mapa de Responsabilidades

 

Quem está em incumprimento bancário, mais cedo ou mais tarde, esta informação vai constar nos registos de informação do Banco de Portugal. Estes registos servem para identificar quais os créditos que cada pessoa tem , assim como o seu estado actual de pagamento.

Quando se falha uma prestação, esta informação não vai obrigatoriamente no primeiro mês para o Banco de Portugal, aliás é normal só após dois a três meses de incumprimento do crédito , as entidades bancárias submeterem essa informação.

 

Como saber se está registado o meu incumprimento?

 

É muito simples. Deverá solicitar junto ao Banco de Portugal ( pessoalmente ) o seu mapa de créditos. Neste mapa de responsabilidades tem detalhadamente toda a informação necessária , desde quantos empréstimos, valores, condição actual entre outros. Só assim é possível ter a certeza se tem ou não o seu nome no Banco de Portugal. Deve levar consigo a sua documentação pessoal para lhe ser dado o mapa na hora.

 

Porquê de o meu nome estar no Banco de Portugal?

 

Os bancos mensalmente têm que enviar um relatório para o BDP de todos os seus clientes de forma a base de dados estar sempre o mais actualizada possível. Como já mencionamos pode ocorrer um atraso de informação no que toca ao incumprimento entre 2 a 3 meses.

Esta lista serve para outros bancos e financeiras saberem que essa pessoa está em incumprimento em outra instituição bancária, não podendo assim usufruir de crédito em quase lado nenhum pela banca tradicional devido às regras actuais.

Mesmo sem incumprimento bancário, este mapa de créditos tem descrito todos os seus empréstimos actuais e valores financiados de forma a entidade financeira conseguir apurar a real taxa de esforço caso o cliente venha a recorrer ao crédito.

 

Como limpar o meu nome no Banco de Portugal?

 

" Limpar o nome no BDP " é um linguagem um pouco calão, no entanto é das frases que mais pesquisas tem neste meio de endividamento. Quando se está endividado e o nome já consta negativamente nos registos do Banco de Portugal a única forma de inverter a situação ( "limpar nome " ) é pagando a dívida !

Somente pagando o valor em incumprimento o banco ou financeira actualiza os dados positivamente para o seu lado. Não vale a pena procurar mais financiamentos em lado nenhum até liquidar esta dívida.

Aliás, se chegou ao ponto de incumprimento bancário, estar a recorrer a mais crédito poderá não ser a melhor solução. Mesmo que consiga pagar os valores em mora junto ao credor e ficar com o mapa de créditos limpo, pondere bastante bem os próximos passos para sair de uma situação de endividamento.

As melhores soluções para não cair na ruptura financeira , normalmente são ou uma renegociação de créditos ou consolidar todos os créditos num só. Só mesmo em último caso sem que nenhumas das hipóteses seja viável deve recorrer à insolvência pessoal.

 

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário